O termo auditoria é utilizado em
conexão com ampla gama de atividade.
Segundo o Report of the Committe on Basic Auditing
Consepts of American Accountin Association (Accounting Review, v.47)
Auditoria é um processo
sistemático de obtenção e avaliação objetivas de evidências sobre afirmações a
respeito de ações e eventos econômicos, para aquilatação do grau de correspondência
entre as afirmações e critérios estabelecidos, e de comunicação dos resultados
a usuários interessados.
Sendo vista,
atualmente, como um instrumento de controle administrativo, que se destaca como
ponto de convergência de todos os efeitos, fatos e informações originados dos
diversos seguimentos de uma empresa, a contabilidade mantém estreitas conexões
com os modernos sistemas de auditoria, cuja finalidade é avaliar as informações
contábeis, no sentido de que sejam confiáveis, adequadas, totais e seguras.
Motta (1992,
p.15) define auditoria como sendo o exame científico e sistemático dos livros,
contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma companhia, com o
propósito de determinar a integridade do sistema de controle interno contábil,
bem como o resultado das operações e assessorar a companhia no aprimoramento
dos controles internos, contábeis e administrativos.
Consequentemente,
a execução de uma auditoria não se prende somente aos fatores sob controle da
contabilidade, estendendo-se necessariamente aos diversos seguimentos da
empresa que geram dados para a contabilidade, assim como aos fatores externos
que, de alguma forma, os influenciam. Em uma auditoria que tenha por objetivo
expressar uma opinião sobre as demonstrações financeiras, o trabalho de
auditoria converge, portanto, a todos os seguimentos da empresa que possam
influir e gerar dados para as demonstrações financeiras em exame.
Para Willian
(1998, p.25), a auditoria é uma especialidade contábil voltada a testar a
eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de
expressar uma opinião sobre determinado dado.
A Auditoria pode
ser entendida como um processo de investigação sistemático, em que são obtidas
e analisadas evidencias que permitam ao auditor pronunciar-se sobre a
conformidade de uma situação vigente com os critérios de comparação
selecionados e comunicar os resultados aos usuários interessados.
Auditoria Interna
A Auditoria interna é uma
atividade em franco desenvolvimento e de grande importância para a
administração de uma companhia. ...” é verdade que a existência de uma
auditoria interna eficiente e atuante é considerada como um ponto forte de
controle interno”. (WILLIAM, 1988, p.52).
Às vezes imagina-se ser o
controle interno sinônimo de auditoria interna. É uma idéia totalmente
equivocada, pois a auditoria interna equivale a um trabalho organizado de
revisão e apreciação dos controles internos, normalmente executados por um
departamento especializado, ao passo que o controle interno se refere a procedimentos
de organização adotados como planos permanentes da empresa. . (WILLIAM, 1988,
p.110)
A importância que a
auditoria interna tem em suas atividades de trabalho serve para a administração
como meio de certificação que todos os procedimentos internos e políticas
definidas pela companhia, os sistemas contábeis e de controle interno estão
sendo efetivamente seguidos, e todas as transações realizadas estão refletidas
contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos.
Para Cavalcanti (1996, p.25)
a administração da empresa, com a expansão dos negócios, sentiu a necessidade
de dar maior ênfase às normas ou aos procedimentos internos, devido ao fato de
que o administrador não poderia supervisionar pessoalmente todas as suas
atividades. Entretanto, de nada valia a implantação desses procedimentos
internos sem que houvesse um acompanhamento, no sentido de verificar se eles
estavam sendo seguidos pelos empregados da empresa.
A auditoria interna é uma
atividade de avaliação independente dentro da Companhia, que se destina a
revisar as operações, como um serviço prestado à administração. Constitui um
controle gerencial que funciona através de análise e avaliação da eficácia de
outros controles.
Os objetivos da
auditoria interna segundo The Institute of Internl Auditors, Inc-IIA são
auxiliares a todos os membros da administração no desempenho de suas funções e
responsabilidades, fornecendo-lhes análises, apreciações, recomendações e
comentários pertinentes às atividades examinadas. Fundamentar seu ponto de
vista com fatos, evidencias e informações possíveis necessárias e materiais.
De acordo com
Martinelli (2002) o auditor interno interessa-se por qualquer fase das
atividades do negócio em que possa ser útil à administração. Isto pressupõe sua
incursão em campos além dos de contabilidade e finanças, a fim de obter uma
visão completa das operações submetidas a exame. O entendimento desses
objetivos globais envolve atividades, como: (a) revisão e avaliação da
correção, adequação e aplicação de controles contábeis, financeiros e outros de
natureza operacional, proporcionando controles eficazes a custo razoável; (b)
determinação do grau de entendimento das diretrizes e procedimentos
estabelecidos; (d) determinação do grau de controle dos ativos da Companhia
quanto à proteção de perdas de qualquer tipo; (e) determinação da fidelidade
dos dados administrativos originados na própria Companhia; (f) avaliação da
qualidade de desempenho na execução de tarefas atribuídas;
Cavalcanti (1996, p.30),
destaca os principais objetivos do auditor interno que são: verificar se as
normas internas estão sendo seguidas; verificar a necessidade de aprimorar as
normas internas vigentes; verificar a necessidade de novas normas internas; efetuar
auditoria das diversas áreas das demonstrações contábeis e em áreas
operacionais.
De acordo com
Martinelli destaca-se que as responsabilidades da auditoria interna nas
organizações devem ser claramente determinadas pelas políticas da Companhia. A
autoridade correspondente deve propiciar ao auditor interno livre acesso a
todos os registros, propriedades e pessoal da Companhia que possam vir a ter
importância para o assunto em
exame. O auditor interno deve sentir-se à vontade para
revisar e avaliar diretrizes, planos, procedimentos e registros.
Também destaca as
responsabilidades do auditor interno que devem ser: informar e assessorar a
administração e desincumbir-se dessa responsabilidade de maneira condizente com
a ética; coordenar suas atividades com a de outros, de modo a atingir, com mais
facilidades os objetivos da auditoria em beneficio das atividades da Companhia.
Martinelli salienta que a
independência é essencial para a eficácia da auditoria interna. Esta
independência se obtém, primordialmente, através do posicionamento na estrutura
organizacional e da objetividade, o posicionamento da função da auditoria
interna na estrutura organizacional e o apoio dado a esta função pela
administração, são os principais determinantes de sua amplitude e valor. O
responsável pelas atividades de auditoria interna deve, portanto, trabalhar
tanto para assegurar uma ampla cobertura de auditoria interna, como para
garantir a tomada de ações efetivas, com respeito aos assuntos levantados e recomendações
efetuadas.
A objetividade é
essencial à função de auditoria. Um auditor interno não deve, portanto,
desenvolver e implantar procedimentos, preparar registros ou envolver-se em
qualquer outra atividade que poderá vir normalmente a examinar e analisar e que
venha a constituir empecilho à manutenção de sua independência.
Nos dias de
hoje, compete a Auditoria a difícil tarefa de manter equiparada a relação
custo/beneficio na assistência médica, ou em outras palavras, tentar oferecer
uma assistência médica de boa qualidade dentro de um custo compatível com os
recursos financeiros disponíveis.
Como não poderia deixar de
ser, em qualquer atividade que envolva recursos financeiros e inter-relações
humanas, surgiram conflitos na execução da auditoria medica. Os interesses dos
sistemas, dos médicos prestadores de serviços, dos médicos auditores,
principalmente, e dos pacientes são frequentemente conflitantes. Alem desse conflito de interesses, a auditoria
tem que ser exercida à luz da ética médica, já que o exercício profissional
esta em jogo tanto para auditores quanto auditados.
A auditoria
hospitalar é uma atividade de avaliação independente e de assessoramento na administração
de planos de saúde, voltada para o exame e análise da adequação, eficácia,
economicidade e qualidade de prestadores de serviços de saúde, com observância
de preceitos éticos e legais tais como: promover processo educativo com vistas
à melhoria da qualidade do atendimento; divulgar e incentivar a ética médica.
O objetivo da auditoria é
garantir a qualidade da assistência médica prestada e o respeito às normas
técnicas, éticas e administrativas, previamente estabelecidas.
A auditoria médica é Ato Médico, e sua prática deve seguir os
preceitos globais relativos à prática médica.
Para que o auditor possa
executar seu trabalho, deverá levar em consideração alguns princípios tais
como: (a) autonomia e Independência; (b) soberania; (c) imparcialidade; (d)
objetividade; (e) conhecimento técnico; (f) capacidade profissional; (g)
atualização dos conhecimentos técnicos; (h) cautela profissional; (i) zelo
profissional; (j) comportamento ético; (1) sigilo e discrição.
Auditor segue
alguns passos na execução do trabalho. (a) identificação: ao iniciar suas
tarefas, deverá identificar-se perante a direção do mais elevado nível da
Entidade a ser auditada – Diretor Clinico, segundo RES CFM 1614, expondo-lhe o
objeto de sua missão; (b) apresentação: o auditor deverá trajar-se de forma
adequada ao exercício de suas funções e, no momento da auditoria, se apresentar
às pessoas envolvidas com o auditado (equipe médica, enfermagem,
administrativos da instituição, pacientes e seus familiares).
O perfil desejado para o
Auditor, seus deveres, ou as atribuições da auditoria como também atribuições
do auditor são: bom senso; conhecimentos técnicos; também fazem parte das
qualidades ideais para o cargo de auditor: senso de equipe; ética; comunicação;
criatividade; autoridade e imparcialidade para exercer suas funções; respeito às
normas da empresa que trabalha; responsabilidade; conhecimentos técnicos; conhecimentos
de regulamentação de cada comprador de serviços; conhecimentos dos contratos e
tabelas negociados entre as Instituições de Saúde e os compradores de serviços
de saúde.
Seus deveres
resumem-se a garantia da qualidade de atendimento ao usuário e isenção. Seguem
algumas atribuições da Auditoria: efetuar visitas técnicas a redes hospitalares
e sede dos convênios; analisar prontuário médico, observando os exames,
medicação prescrita e a evolução do caso; analise da necessidade de permanência
do paciente em regime de internação; manter contato com o médico assistente
para maior conhecimento do caso; apoiar o médico assistente nas suas diversas
necessidades em relação a pareceres, exames especializados; adequar, quando
necessário, a melhor unidade hospitalar ao tipo de assistência que o paciente
necessite.
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